domingo, 20 de março de 2022

CAI ! CAI !TANAJURA !As chuvas de São José.



Ao chegar em Nazaré nas primeiras chuvas de são José aqui nesta rua que eu moro ainda hoje , eu estava no quintal quando ouvi os gritos dos moleques :
-Cai, cai tanajura!
Sai correndo pra porta quando todos amigos passavam com camisas na mão .
 Tive demora não, tirei a minha, e sai em disparada. .
Meu padrinho Arlindo  estava na porta ,no outro lado seu zé pereira da gráfica.
 Biu da loja ria e gritava :
- Lá vai uma pra o lado casa de moça da jaca. 
O velho torneira  na janela e seu Julio porfírio  chegando com o jiper do engenho . 
A rua ficava em festa, parecia ter mais crianças do que tanajuras. Pegar uma seria um troféu para o mais esperto. 
Diante disso, vi uma bicha gorda entrar na casa de moça da jaca como Biu falou ...quem ousaria entrar lá?  A velhinha era braba que só uma capota mas criança não tem medo, e pegar uma bicha gorda daquela seria uma gloria .
Eu não pensei duas vezes.
 Para não fazer suada, pulei a porta sem puxar a tramela , a bicha estava no meio da casa entre as jacas moles e duras.
Agarrei a tanajura ,quando ouvi o grito :
- Quem tá ai ?!! 
 Pensei em correr mas a velha plantou o cabo de vassouras na minha costa. 
Eu pulei a porta num salto só, quase que ela me pegava .
A molecada fez a maior mangação.
Lula meu mano gritou :
- Pegasse a bicha ?
- Tá presa aqui no bolso ! 
-Vamos pra rua da bomba, lá tem mais que é perto do engenho ,respondi .
Saímos correndo.
Seu Otaviano avô de Gentila estava jogando firo na frente de casa, no outro lado Zezo ensaiavam musicas com Bizoga. 
Seu zé de mulata tava também apreciando o corre corre dos meninos ,e Josias e galego riam muito como seu Machado também ao lado de sua esposa, dona Lica . 
Seu Manoel Martins e nego véio iam chegando da carvoaria e riam muito com as loucuras de Gentila que corria com as meninadas na rua.
Chegamos na rua Castro Alves e passamos em frente a casa do amigo Egnaldo Lopes, Nado, ele estava no colo da mãe e seguímos  quando passando em frente da casa dos amigos Théo Sabiá e Joao Paulo Souza .
Na entrada da rua da bomba encontramos Guilherme com sua mana Bezinha , também na caçada das tanajuras . 
Eu, já estava com os bolsos cheios quando uma danada voou para o lado do engenho bomba ,eu finquei o pé atras . 
Entrei pra dentro de uma bola de jurubeba quando bati sem querer numa casa de marimbondo.
Os bichos se assanharam e me atacaram . 
Sai em disparada de volta ,e os moleques rindo de morrer. 
Cheguei em casa todo mordido e mamãe ainda disse :
-Pode dar essa bichas que ninguém come essa formiga aqui não! 
…Também eu não gostava mesmo , mas pegar as bichas, sim !!
Era muito bom aquele momento único , que só voltaria no próximo ano ...Nas chuvas de São José.
Créditos: Bio Chagas
https://www.facebook.com/bio.chagas.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário