quarta-feira, 4 de abril de 2018

MENSAGEM À ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE


Nas alegrias Pascais, contemplando a fidelidade do Deus uno e trino, garantia de nossa esperança (cf. Hb 6,9-20), dirijo-me a vós, em especial ao Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, a fim de dizer de minha gratidão a Deus por ter-me escolhido para ser sucessor dos Apóstolos, por meio da nomeação feita pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar dessa histórica e inspiradora Arquidiocese de Olinda e Recife, mãe da centenária Diocese de Nazaré-PE.

Aprendi da Igreja, de modo particular do Concílio Vaticano II, que “os Bispos [...] com seus auxiliares presbíteros e diáconos, receberam o encargo de servir a comunidade, presidindo no lugar de Deus ao rebanho do qual são pastores, como mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado, ministros do governo” (LG 20). Por isso mesmo, estarei em vosso meio como um servidor do “mistério de Cristo” (cf. Ef 3,4), professando a fé católica, orando e dando o melhor de mim por uma pastoral decididamente missionária, aberta à conversão pastoral (cf. Dap 370; DGAE, 30), investindo numa “Igreja em saída” (EG, 20), defendendo o Plano Pastoral tão bem elaborado por essa Arquidiocese para os tempos atuais, “tocando a carne sofredora de Cristo no povo” ( EG, 24).

Assim, com o Sr. Arcebispo, desejo ser um com o clero, com os religiosos e religiosas, com os leigos e leigas comprometidos com o anúncio da “mensagem da salvação” (At 13,26), tendo o Ano do Laicato como grande incentivo. Tenho consciência de minha fragilidade, “mas sei em quem coloquei minha confiança” (2Tm 1,12); ao mesmo tempo em que conto com a vossa experiência e sabedoria testadas no cadinho. Aproveito a ocasião para saudar, também, as Autoridades constituídas, sejam elas civis e militares, e os poderes legislativo, executivo e judiciário.

Não poderia perder a oportunidade de agradecer à minha Igreja de origem, a Diocese de Nazaré, na pessoa do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, pela atenção e confiança que sempre revelou em favor de minha pessoa; agradecer aos meus irmãos presbíteros e diáconos, religiosos e religiosas, e aos fiéis em Cristo com os quais convivi durante todos esses anos, procurando contribuir com a construção do Reino de Deus. Não poderia esquecer dos meus formadores, das paróquias por onde passei e do grande exército da Obra das Vocações Sacerdotais. Meu coração eleva também um preito de gratidão aos Bispos Dom Manuel Lisboa (in memoriam), Dom Jorge Tobias de Freitas e Dom Severino Batista de França, OFMcap., por terem me acompanhado espiritual e pastoralmente.

De modo particular, aqui, dirijo-me à minha família, núcleo original de minha existência, agradecendo pela escola que foi para mim, pedindo orações à minha mãe, Dona Maria José da Silva, e homenageando meu pai, falecido, o Sr. José Antonio da Silva.

Que Nossa Senhora, mãe da Igreja, me ajude a contemplar o mistério da cruz de seu Filho, e com Ele chegar à ressurreição! Rezem por mim!

Nazaré da Mata-PE, 04 de abril de 2018




Pe. Limacêdo Antonio da Silva
Nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife-PE






Nenhum comentário:

Postar um comentário